Atropelador em Toronto Pode Ter se Inspirado no Massacre de Isla Vista

Polícia Canadense Acessou Material Extremista do Suspeito no Facebook

atropelamentos em toronto
Alek Minassian postou mensagens online no Facebook que podem estar ligadas ao que motivou os crimes. O Facebook excluiu a conta de Minassian pois considerou que violava as políticas da comunidade de usuários.

O canadense Alek Minassian foi acusado de ter sido o autor dos atropelamentos ocorridos ontem em Toronto. Pouco tempo antes do ataque mortal, ele havia compartilhado uma mensagem perturbadora no Facebook. A mensagem no Facebook do acusado dizia:

Todas as saudações ao Cavalheiro Supremo Elliot Rodger!

O homem de 25 anos foi preso em flagrante, após ter atropelado intencionalmente várias pessoas na Yonge Street. Essa rua é conhecida por ser bastante movimentada na cidade. De acordo com declarações oficiais da polícia, o motivo teria sido seu engajamento em ideologias extremistas de machismo após desilusões amorosas. Os investigadores também alegam ter encontrado postagens que o ligavam a um tipo de subcultura extremista masculina online.

Quem é Elliot Rodger?

O homem ao qual Alek estava se referindo no Facebook antes dos ataques matou 6 pessoas em 2014. Além disso, feriu outras 14 em um ataque em massa que envolveu facadas, tiros e atropelamentos. O fato ficou conhecido como o Massacre de Isla Vista. Rodger cometeu suicídio após a onda de assassinatos. Além disso, antes dos atos criminosos e do suicídio ele havia escrito um tipo de manifesto onde falava sobre a rejeição sofrida por ele da parte das mulheres.

atropelamentos no Canadá
Foto de Elliot Rodger , autor do massacre de Isla Vista. Minassian postou no Facebook louvando Rodger, momentos antes do atentado.

Minassian Postou Mensagens com Termos Usados Por Rodger

Além da postagem no Facebook se referindo a Rodge como “Supremo Cavalheiro”, a polícia encontrou outras declarações. A página do Facebook de Minassian incluía uma declaração dizendo:

 … a rebelião incel já começou. Nós vamos derrubar todos os Chads e as Stacys

O termo “incel” é usado em fóruns online de grupos de supremacia machista para se referir a involuntarily celibate, ou seja, celibato involuntário. Rodger, autor do massacre de Isla Vista, também se referia a homens que tinham sucesso com as mulheres como Chads. Além disso, se referia a mulheres que desprezavam homens como Stacys. De acordo com a CBC do Canadá, a equipe do Facebook excluiu a conta de Minassian logo pós o ocorrido.

Essa é uma tragédia terrível e nossos corações estão unidos às pessoas que foram afetadas. Não há absolutamente lugar nenhum em nossa plataforma para pessoas que comentem tais atos horríveis.

Minassian foi identificado pelo Facebook logo após a divulgação de seu nome através dos veículos de informação. A empresa está usando um tipo de tecnologia que envolve relatórios de seus membros para remover conteúdo que viole as políticas da comunidade de usuários.

Atropelador Pediu Para Polícia Atirar Nele

No vídeo é possível ver a ação da polícia durante a prisão do atropelador. Minassian grita, durante a ação policial que tem uma arma no bolso, depois pede para atirarem nele. A polícia suspeita que ele planejava morrer após o atentado. Além disso, o departamento de polícia da cidade declarou que ele não tinha antecedentes criminais. Veja imagens não editadas nesta reportagem da ABC News:

 

Cenas de Uma Zona de Guerra

atropelamentos no canadá
De acordo com testemunhas, a cena do crime parecia uma zona de guerra.

No site da CNN, Diego de Matos, foi entrevistado como um dos responsáveis por auxiliar as vítimas durante o momento dos ataque. O homem declarou que estava na parte norte da Yonge quando viu a van dirigindo muito rápido ao sul. Logo após, ele viu a van atropelar um homem e uma mulher. O homem declarou que:

Começou a jorrar sangue da cabeça dele e a mulher também estava sangrando muito … Foi como uma cena de zona de guerra. Havia latas de lixo espalhadas por todo o lado, paradas de ônibus quebradas e caixas de correio no chão.

Além disso, segundo ele, num primeiro momento não percebeu o que estava ocorrendo. Achou que era um simples acidente, porém quando notou mais quatro a cinco vítimas no chão, decidiu parar para socorrer as vítimas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *