top of page

Últimas Notícias

Ely Leal

5 x 5 x 5

Disputa pela Presidência da Câmara está dividida. Quem ganha?

Esqueça eleições, partidos, grupos, votos ou apoiamentos. A disputa pela Presidência da Câmara Municipal é um capitulo a parte onde todas as regras acima nada valem e o importante é quem apresenta a “melhor” proposta.

Afinal, só os vereadores votam e também é a antessala do que será a Legislatura.

Nos dois últimos anos, o Prefeito Léo “Torquemada” Bortolin fez valer sua vontade e elegeu um poste chamado Vado. A escolha foi pontual. Na eleição da atual mesa, o Torquemada tinha seus objetivos. Eleger seu vice e terminar seu mandato sem problemas ou aborrecimentos.

Precisava de um Presidente da Câmara que lhe dissesse amém para tudo, sem questionar nada. Que não tivesse ideias próprias. Alguém cuja capacidade intelectual fosse nula. Acertou no perfil, errou na dose.

Vado, cujo o ato mais proeminente do seu mandato foi garantir os salários dos filhos do seu líder espiritual (sim, porque o anexo foi obra do Mazutti, que ele não atrapalhou, pelo menos) e a ação se resumia aos rodízios nas viagens a Brasília, a profanar o nome de Deus em vão na tribuna. Sem nenhuma capacidade cognitiva, de sua própria lavra teve a demissão de uma servidora porque o decote era mais acentuado e nos pronunciamentos de tribuna, a fala contra a comunidade LGBTQIA+ lhe rendeu processo.

Na atual disputa que ocorre na surdina, o cenário é completamente diferente. Derrotado nas urnas e sem relevância política na cidade, Léo “Torquemada” precisa fazer a mesa diretora. Desesperadamente. É sua única chance de manter alguma relevância na politica municipal, onde seus atos ditatoriais será a lembrança de sua gestão.

Para essa missão de marionete, escalou seu atual “Lider” na Câmara e um dos 3 gatos pingados que foram reeleitos, Sérgio Crocodilo (UB). Ocorre que Crocodilo, é um vereador que as vezes sai da casinha e desce a lenha. É raro e pontual, mas acontece as vezes. Hoje, por óbvio, o discurso é completamente de paz, mas se Crocodilo for Presidente, Sérgio Machnic vai ter uma marionete do Léo na Presidência.

Só que nessa missão “fio-terra” na política, Crocodilo conseguiu angariar só 5 incautos seguidores do ex-Prefeito ainda em exercício.

Porque do outro lado, com seu projeto a parte, concorre o vereador eleito e diplomado Marco Aurélio Sales (PRD). Oriundo da atividade empresarial privado, Marco Aurélio só ganhou visibilidade política por causa do ex-prefeito em exercício, quando foi nomeado na Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A partir dai sua trajetória é própria. Ganhou luz própria.

Não é o candidato do ex-Prefeito em exercício, mas também não é do grupo do Sérgio, pode ser que com sua eleição trabalhe ao lado do seu padrinho político. Ou não. Depende do tema e dos interesses envolvidos. Como ele, amealhou mais 5 seguidores do ex-Prefeito em exercício, que também pensam algo independente.

Já do lado do Prefeito eleito, dois nomes estão no páreo. Segundo os comentários de bastidores seria dos eleitos Gislaine Yamaschita (PL) e Joélio Moraes (Republicanos). Ocorre que há um fator que já pode ser comemorado. Um vereador eleito no grupo de 11 ao lado de Léo “Torquemada”, está apoiando o grupo do Prefeito eleito Machnic na disputa da Câmara.

Então, na corrida pela Presidência, segundo os bastidores da política, o placar na disputa está 5 x 5 x 5. Quem arrisca um palpite?

Caberá ao futuro Presidente, administrar uma montanha de quase R$ 20 milhões por ano, nomear cerca de 35 cargos em comissão, liberar diárias, organizar emendas impositiva e aceitar os relatórios fajutos da Verba Indenizatória e paga-los. Além de dirigir as sessões.




Ely Leal - Redação

Comments


bottom of page