top of page

Últimas Notícias

A hipocrisia de Lula - Brasil convoca embaixador dos EUA para esclarecer tratamento a deportados

  • Foto do escritor: Ely Leal
    Ely Leal
  • 28 de jan.
  • 2 min de leitura

O encarregado Gabriel Escobar foi chamado ao Itamaraty e se reuniu com a embaixadora brasileira Márcia Loureiro

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil convocou, ontem, segunda-feira, 27, o encarregado de negócios da embaixada dos Estados Unidos (EUA) em Brasília, Gabriel Escobar. Ele deverá esclarecer os tratamentos a brasileiros deportados do país.

Os cidadãos brasileiros afirmaram ter sido algemados excessivamente durante o voo de repatriação.

A reunião ocorreu no Palácio do Itamaraty com a embaixadora e secretária de Assuntos Consulares, Márcia Loureiro. A embaixada dos EUA confirmou o encontro e o descreveu como uma “reunião técnica”, sem mencionar a convocação formal ou o tema abordado.

Esta ação diplomática reflete o "descontentamento" oportunista do governo brasileiro com os eventos ocorridos, a mando do novo presidente Donald Trump. Apesar disso, há relatos de um tratamento semelhante contra pessoas ilegais na Era Biden e Obama.


Governo do Brasil solicita esclarecimentos sobre tratamento dos EUA

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva já havia informado, no domingo, 26, que solicitaria esclarecimentos depois da divulgação de imagens de brasileiros algemados e relatos de tratamento inadequado.

O Itamaraty destacou que esses atos violam um acordo de 2018 entre Brasil e Estados Unidos (EUA), que garante tratamento digno, respeitoso e humano aos repatriados e deportados.

Só que a indignação seletiva do governo é só agora, sendo que Lula já recebeu mais de 30 vôos com deportados, todos nas mesmas condições e só agora reclama para "abafar" o assunto do processo de "impeachment" contra Lula que se inicia no Congresso.

As autoridades brasileiras não autorizaram a continuidade do voo fretado para Belo Horizonte em razão do uso de algemas e correntes, problemas técnicos na aeronave, como falha no sistema de ar-condicionado, e a revolta dos 88 brasileiros a bordo pelo tratamento indigno recebido.



Comments


bottom of page