top of page

Últimas Notícias

Ely Leal

Haddad chama ditador da China de 'brother Xi'

Citação a Xi Jinping foi feita em legenda de foto

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fez uma referência informal ao ditador da China, Xi Jinping, em seu perfil no Twitter/X. O ministro chamou o ditador chinês de “brother Xi”, em uma publicação feita nesta quarta-feira, 20.

Haddad postou uma foto que mostra o encontro entre Xi Jinping e o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, em uma reunião em Brasília.

Haddad aproveitou para mencionar que o Brasil e a China assinaram 37 acordos comerciais. “Com o companheiro Lula e o brother Xi”, escreveu o ministro. “Foram 37 acordos assinados entre Brasil e China em diversas áreas.”

Durante a visita do ditador chinês a Brasília, Xi Jinping afirmou que a relação entre o país asiático e o Brasil está no seu “melhor momento da história”. Ele chegou à capital brasileira na terça-feira 19, para reuniões bilaterais.

Em discurso realizado depois das assinaturas dos acordos, Xi Jinping disse que, ao retornar ao Brasil, depois de cinco anos, pôde ver de perto “como o povo brasileiro valoriza e espera de uma amizade profunda com a China”. Ele visitou o país pela última vez em 2019, no governo Dilma Rousseff.

Depois da participação na Cúpula do G20, no Rio de Janeiro, Xi Jinping foi ao Palácio da Alvorada, em Brasília. Para a acomodação, a comitiva da China reservou um hotel inteiro na capital federal brasileira.

Apesar da total exclusividade, um hóspede foi poupado de mudança. Trata-se de Fernando Haddad, que reside no local desde a transição de governo, no fim de 2022.

Com localização estratégica, à beira do Lago Paranoá e próximo ao Palácio da Alvorada, o hotel oferece fácil acesso à residência oficial de Lula.

De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério da Fazenda, Haddad é o único hóspede com a autorização de permanecer no hotel durante esse período.

O complexo hoteleiro também inclui uma segunda unidade habitacional com moradores fixos, os quais tiveram controle rigoroso de acesso durante a visita do líder chinês.




Comments


bottom of page