top of page

Últimas Notícias

Líderes mundiais repercutem eleição na Alemanha e parabenizam Merz

  • Foto do escritor: Ely Leal
    Ely Leal
  • 23 de fev.
  • 2 min de leitura

Friedrich Merz pode se tornar novo chanceler alemão após pesquisas de boca de urna mostrarem União Democrata-Cristã na liderança

Os conservadores da oposição alemã lideram as pesquisas de boca de urna das eleições neste domingo (23), colocando o líder Friedrich Merz no caminho para ser o próximo chanceler. A Alternativa para a Alemanha, de ultradireita, ficou em segundo lugar com o seu melhor resultado da história, mostraram os resultados projetados.


Veja as reações de líderes internacionais

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos

“Tal como os EUA, o povo da Alemanha se cansou da agenda sem bom senso, especialmente sobre energia e imigração, que prevaleceu durante tantos anos. Este é um grande dia para a Alemanha.


Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel

“Parabéns a Friedrich Merz e à CDU/CSU pela sua clara vitória eleitoral de hoje. Estou ansioso por trabalhar em estreita colaboração com o seu próximo governo para fortalecer ainda mais a parceria entre os nossos dois países.”


Secretário-geral da Otan, Mark Rutte

“Parabéns a Friedrich Merz pela vitória eleitoral de hoje na Alemanha. Estou ansioso por trabalhar com vocês neste momento crucial para a nossa segurança compartilhada. É vital que a Europa intensifique os gastos com a defesa e a sua liderança será fundamental.”


Kyriakos Mitsotakis, primeiro-ministro da Grécia

“Uma vitória decisiva para a nossa família política, para a Alemanha e para a Europa. Parabéns Friedrich Merz! Uma coisa é certa: você será o próximo chanceler da Alemanha.”


Matteo Salvini, vice-primeiro-ministro da Itália

“A mudança também está vencendo na Alemanha! A AfD duplica os seus votos, apesar dos ataques e das mentiras da esquerda: acabar com a imigração ilegal e o fanatismo islâmico, chega de loucura ecológica, dar prioridade à paz e ao emprego, a Europa tem de ser radicalmente mudada. Muito bem (co-líder da AfD) Alice Weidel, continue assim!”

Comments


bottom of page