top of page

Últimas Notícias

Ely Leal

Podemos inova. Inverte prioridades e consolida chapa proporcional

As práticas politicas dizem que é definido primeiro a chapa majoritária para só depois definir a chapa de proporcional

Uma reunião definiu que o partido Podemos, liderado em Primavera pelo ex vereador cassado, Adriano Caravalho, sacramentou os membros da legenda que serão os pré candidatos a vereador.

Após perder seu mandato, conquistado nas urnas em 2020, por vingança do gestor e sua base aliada no legislativo, Carvalho tem se dedicado a formular o seu partido para disputar com alguma força, algumas das 15 vagas que estão disponíveis na Câmara de Primavera.

A prática normal na politica é um partido definir primeiro a chapa majoritária (prefeito e vice) seja através de nomes da própria legenda ou pelo apoiamento de outro partido da mesma corrente e só depois definir a chapa proporcional de vereadores (as).

Dois fatos chamam a atenção nas imagens disponibilizadas pelo Podemos de Primavera.

A mais importante é a quantidade de mulheres pré candidatas. Se a legislação eleitoral determina que a cota por gênero deve ser de no mínimo 30%, no Podemos as mulheres são simplesmente maioria. Dos 15 pré candidatos, 08 são do gênero feminino.

Esse fato jamais ocorreu na história politica da cidade e é um avanço, sem dúvidas.

O outro fato que chama a atenção é a ausência do atual suplente do cassado Adriano Carvalho, vereador no exercício do mandato Gilberto Telles, na foto de pré candidatos. Isso indica que ele deve mudar ou de partido.

O presidente da sigla explica que o objetivo do Podemos é conquistar junto com o seu grupo, de 2 a 3 vagas na Câmara que somados a outros partidos de direita, pretendem retirar da esquerda o comando que os apoiadores de Lula detém no legislativo municipal.





Ely Leal - Redação




Comments


bottom of page