top of page

Últimas Notícias

Ely Leal

Policiais fazem a vigilância armadas nas escolas a partir desta semana em Primavera

Prefeitura, GGI e forças de segurança se uniram para implantar um sistema de segurança nas escolas que é inédito no Brasil e que começa a ser implantado nesta semana

Um esforço conjunto, coordenado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, coloca em ação a partir desta semana, um planejamento que aumenta a segurança de alunos, pais, professores e funcionários nos estabelecimentos de ensino de Primavera do Leste.

Anunciado pela Prefeito Municipal, Leonardo Bortolin (MDB), na semana passada, a ampliação no sistema de segurança tem como ação central, a implantação de vigilância armada, feitos pelos integrantes das forças policiais da cidade.

Algumas ações já estão em fase de implantação como a colocação de concertinas nos muros das escolas e a implantação do botão de pânico entre escolas e forças de segurança, além de câmeras de vigilância que serão implantadas nas áreas externas e internas das escolas municipais, mas a atuação de maior visibilidade é a segurança armada para evitar tragédias.

Com a participação da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Policiais Civis, Agentes Penitenciários e o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), haverá uma escala de plantões dos policiais armados nas escolas. De início, 15 policias serão escalados para a segurança armada nas escolas mas o objetivo é ampliar esses números para contemplar todos os estabelecimentos.

O projeto vai ser permanente ou seja, sem prazo para terminar e a participação dos policiais garante que o manuseio de arma de fogo nas escolas será feita por pessoas preparadas e treinados para o uso das armas, o que se fosse por qualquer outras pessoas, despreparadas, poderia gerar até mesmo uma tragédia maior do que aquela que se tenta evitar.

Através da ampliação da "Função delegada", os policiais serão remunerados, com recursos próprios da Prefeitura, pelos serviços extras que farão de forma a garantir a segurança nas escolas municipais, estaduais e até mesmo particulares.

Cerca de 20 mil alunos serão beneficiados com a medida, além de uma percepção de segurança por parte dos pais e responsáveis.

O Prefeito Leonardo Bortolin explicou que diante da demanda exposta pelos pais dos alunos, não restou alternativas para o poder executivo, exceto implantar em caráter permanente esta nova modalidade de segurança, que além de buscar evitar um tragédia de grandes porporções vai propiciar também o combate a crimes rotineiros como o tráfico de drogas e a manutenção da ordem dentro das escolas e das salas de aula.








Ely Leal - Redação



コメント


bottom of page