top of page

Últimas Notícias

Wellington Governador. Balbinotti Senador. Janaína Dep. Federal e cada um por sí para dep. estadual. Os planos do PL

Ely Leal

Em recente visita a Primavera do Leste, Senador do PL esteve reunido com Prefeito Sérgio Machnic, com o ex Léo "Torquemada" e com representantes do Agro

Há alguns dias, o senador e líder maior do PL em Mato Grosso, Wellington Fagundes, esteve visitando Primavera do Leste, onde realizou 3 (três) reuniões com a classe política e o setor produtivo com o objetivo de já planificar os projetos politicos de todos para as eleições de 2026. Uma com o ex Prefeito Léo "Torquemada" Bortolin e seu grupo, outra com o Prefeito Sérgio Machnic e outra com representantes do setor do agronegócio.

O objetivo é começar a liberar os pré-candidatos para começar a atuar visando angariar apoio e estrutura para o pleito de 2026, quando serão renovados 2/3 do senado, Câmara Federal, Assembléia Legislativa e Presidência da República.

Respondendo a perguntas de seus interlocutores, Wellington Fagundes deixou claro que ele mesmo será o candidato a Governador pela oposição enquanto o agroempresário Odílio Balbinotti, deve ser candidato ao Senado. A avaliação é que Balbinotti ainda é um "novato" na política estadual e deve começar pelo Senado antes de tentar o Governo.

Como haverá duas cadeiras em disputa para o Senado, Balbinotti deverá ter a companhia do atual Deputado José Medeiros nesta corrida.

A deputada estadual de terceiro mandato, Janaina Riva, que estava com o radar para o Senado deve concorrer mesmo a uma vaga de deputada federal. Como ela tem ligações parentais com o Senador (casada com o filho dele), não haveria espaço para que dois membros da família disputem cargo majoritários na mesma eleição. Dentro do grupo, o Presidente estadual do PL, Ananias Filho, que acumula a Presidência do PL com o cargo de Secretário Municipal da gestão Abílio na capital, também seria candidato a deputado federal.

Todas as definições não alcançam os pré-candidatos a deputados estaduais, já que o Senador Wellington avalia que a disputa é local e apenas as lideranças locais poderão defini-las.

É certo que o Presidente estadual do PL, Ananias Filho quer atrair o ex Prefeito Léo "Torquemada" Bortolin para o PL e vem trabalhando nos bastidores para impor na Presidência do partido local, um nome que seja ligado ao ex, abrindo espaço para uma improvavél candidatura de Léo "Torquemada" a Assembleia Legislativa. Esse grupo tem o apoio do ex Prefeito Érico Piana.

A manobra, se for concretizada, poderá criar no PL, um "balaio-de-gato" que pode não ser compreendido pelo eleitor, já que o ex Léo não elegeu seu sucessor na Prefeitura e deixou a gestão com baixa aceitação pelo desejo de mudança do eleitorado.

Vários nomes da cidade estão cogitando o lançamento de candidatura a dep. estadual, dentro deste grupo, o que pode provocar choques e abandonos de projeto na prajetória desta preparação.

O Prefeito Sérgio Machnic tem dito que deverá apoiar um nome da cidade na disputa por uma vaga na Assembleia, mas que no momento oportuno vai divulgar esse nome, o que deve acontecer somente no 1º semestre de 2026.


A SITUAÇÃO


Por outro lado, o governado Mauro Mendes (UB), deve deixar o governo do estado em 2026 para concorrer a uma vaga no Senado, o que vai abrir espaço para que o atual vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) possa concorrer ao cargo de Governador, mesmo no exercício do poder, o que o tornará um candidato de peso.

O grupo na cidade é representado pelos irmãos Viana (Zeca e Getúlio), o que, na avaliação de momento indica que a aliança formada em 2024 para eleger Sérgio Machnic poderá ser desfeita com o PL/MDB de um lado e UB/Republicanos de outro.

As conjecturas ainda estão distantes de serem efetivadas (falta 1 ano e meio para as convenções que definiram as candidaturas), mas já estão com o prazo correndo para quem quiser conquistar o eleitorado.




Ely Leal - Redação


Comments


bottom of page